2020 • Aeração

Mangueira Aeração: benefícios de se optar pela difusão de ar através de microbolhas

Em sistemas de aquicultura nos quais se deseja aumentar a produção, utilizar mangueira aeração é uma solução bastante eficaz. Com ela, os produtores conseguem ampliar a densidade de seus tanques de peixes e camarões, sem fazerem grandes investimentos ou acarretarem maior consumo de energia elétrica.

 

A condição porosa da mangueira aeração é um dos motivos que a torna tão eficiente na transferência de oxigênio dentro de viveiros. Ela não demanda alto consumo de energia elétrica para funcionar: com o mínimo de pressão do soprador ela já é capaz de transferir um nível elevado de microbolhas para a água.

 

A linha Aquadrop Air, fabricada com exclusividade no Brasil pela Aquadrop, contêm a mangueira aeração em três tamanhos diferentes:

 

A versão mais fina, chamada M25, com 1 polegada externa e 1/2 polegada interna, que é a mais utilizada em projetos de aquicultura por ser bastante flexível e ajustável a diferentes sistemas;

 

A versão do meio, intitulada M37, dispõe de 1 1/2 polegada externa e 1 polegada interna e tem a vantagem de ser mais porosa, demandando menor metragem em comparação à M25;

 

Por fim, dentro da linha de mangueira aeração Aquadrop Air, existe a versão mais espessa, M50. Sua principal atuação é em tanques de tratamento de efluentes.

 

Os três modelos de mangueira aeração da Aquadrop têm algo em comum: a profusão de minúsculas bolhas de ar, que são incorporadas à água e ampliam os níveis de oxigênio nos viveiros.

 

FLEXIBILIDADE FAZ DA MANGUEIRA AERAÇÃO OPÇÃO EFICIENTE PARA VIVEIROS

 

O que os produtores esperam de uma mangueira aeração é que ela seja simples de se utilizar, fácil de se fazer manutenção e prática no momento de elaborar um sistema que a comporte no fundo dos tanques. Neste sentido, a mangueira aeração da linha Aquadrop Air destaca-se pela alta flexibilidade, que possibilita a produção de variados modelos de equipamentos.

 

A versão mais fina (M25) é perfeita para sistemas de aeração que demandem ser ajustados em formatos de círculo ou pétalas, por exemplo. Graças à sua confecção em borracha, ela não romperá, nem sofrerá avarias ao ser dobrada. Para mantê-la no formato desejado, deve-se utilizar conexões de união ou adaptadores. Já para manter a mangueira aeração no fundo do tanque, pode-se usar presilhas de nylon ou de aço inoxidável, ligadas a uma estrutura pesada que não permita que a mangueira suba à superfície.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra