2020 • Aeração

Conheça as vantagens da aeração por ar difuso

Os benefícios de um sistema de aeração por ar difuso são diversos. Por atuar na transferência de oxigênio através da formação de microbolhas, os sistemas de aeração por ar difuso proporcionam uma taxa de incorporação de oxigênio muito maior do que os aeradores que jogam a água para cima na tentativa de adicionar o ar da atmosfera no momento em que a água volta para o viveiro.

 

Não se pode esquecer que a ação do sistema de aeração por ar difuso demanda um consumo energético muito menor do que os aeradores que ficam na superfície. Afinal, é muito mais fácil levantar o ar do que a água, já que esta última é bem mais pesada.

 

A maior incorporação de oxigênio oferecida pela aeração por ar difuso (em comparação aos demais tipos de aeradores) também se explica pelo fato de que os equipamentos que fazem aeração por ar difuso funcionam submersos na água, geralmente nos pontos mais profundos do viveiro. Desta forma, até que cheguem à superfície, as microbolhas precisam percorrer um longo caminho. E é justamente durante esse trajeto que elas vão trocando ar com a água.

 

Quanto maior for a coluna d’água, maior será a taxa de incorporação de oxigênio. E quanto mais ao fundo o sistema de aeração por ar difuso estiver instalado, maior será a movimentação na água e mais ele atuará no sentido de evitar o acúmulo de matéria-orgânica no fundo do viveiro, fazendo com que os níveis de oxigênio sejam equivalentes em todos os pontos do tanque.

 

AERAÇÃO POR AR DIFUSO EM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

 

Dentro de sistemas de tratamento de esgoto e resíduos industriais, a aeração por ar difuso apresenta-se como uma opção vantajosa. Por localizarem-se no fundo do tanque, os equipamentos com esta configuração promovem melhor mistura da água, fazendo com que a transferência de oxigênio seja homogênea. Também evitam problemas com ruído, bastante incômodos dentro das estações de tratamento de esgoto, principalmente daquelas que ficam nas regiões centrais das cidades.

 

A facilidade de manutenção dos equipamentos, que podem ser retirados e limpos, sem precisar que para isso os reservatórios estejam vazios, e o fato de não manterem contato com a superfície – o que, quando acontece, pode acarretar a entrada de bactérias que se alojam no ar – são outras razões que alargam a vantagem dos equipamentos de aeração por ar difuso diante dos de aeração mecânica.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra