2020 • Aeração

Aerador para viveiro de camarão é opção contra a contaminação da mancha branca

A mancha branca, doença que teve seus primeiros casos registrados no Japão, chegou ao Brasil em 2016 e trouxe grandes consequências aos produtores de camarão da região Nordeste. Os mais prejudicados foram aqueles que faziam a produção em alta densidade, método no qual é possível criar um maior número de crustáceos em um mesmo viveiro. Mas ele só pode ser feito com segurança quando se dispõe de um aerador para viveiro de camarão.

 

O sistema de aeração é o responsável por inserir maiores níveis de oxigênio dentro da água. Sua função também está ligada à redução da quantidade de matéria orgânica dentro dos tanques, o que melhora o desenvolvimento dos animais. O aerador para viveiro de camarão também é uma opção valiosa para a manutenção da biossegurança dos tanques, já que estimula os crustáceos a se alimentarem melhor.

 

Para conhecer melhor a atuação de um aerador para viveiro de camarão dentro de tanques com a doença da mancha branca, é importante saber mais sobre os seus sintomas. Vamos conferir quais são os principais a seguir.

 

DE QUE FORMA UM AERADOR PARA VIVEIRO DE CAMARÃO AGE NO COMBATE À MANCHA BRANCA

 

A doença da mancha branca muda visivelmente as características do camarão. Entre as principais alterações, estão as calcificações brancas em seu corpo, que podem chegar a 2mm. Seu leque caudal fica avermelhado e seu casco fica solto. A gravidade da doença é tamanha que dentro de poucos dias pode acometer todo o viveiro e provocar uma mortalidade de 100% da criação.

 

Por isso, as medidas protetivas precisam ser aplicadas o quanto antes. Entre as principais estão o uso de estufas, o ajuste da temperatura, o uso da mesma água (dentro do processo de recirculação) e a escolha de um aerador para viveiro de camarão.

 

Existem diferentes possibilidades de composição de um aerador para viveiro de camarão. Contudo, o que dispõe das mangueiras porosas da Aquadrop é o que possui o melhor custo-benefício, já que atuará na incorporação de oxigênio e no deslocamento da água. Sua vantagem perante a mancha branca está na oferta de melhores condições para o desenvolvimento dos animais e na exclusão das condições de estresse do camarão, uma das causas que mais o deixam vulneráveis à doença.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra