2020 • Aeração

Aerador para tanque de camarão evita a proliferação da mancha branca

Produzir camarão em alta densidade tem sido a opção de inúmeros produtores. A técnica consiste em ampliar o número de animais sem aumentar o espaço dentro dos viveiros. Para se chegar a ela, contudo, é necessário dispor de recursos que evitem a proliferação de doenças, como a mancha branca, originária da Ásia e que trouxe sérios problemas aos produtores do Nordeste brasileiro, em 2016.

 

Uma das formas mais seguras de se manter um sistema de recirculação de água neste segmento é valendo-se de um aerador para tanque de camarão. A aeração exerce um papel fundamental no sentido de promover a biossegurança, aumentando os níveis de oxigênio na água, evitando o acúmulo de matéria orgânica no fundo dos viveiros e melhorando o desenvolvimento dos crustáceos. Tudo isso é possível de se obter com o aerador para tanque de camarão, que deverá ser instalado no fundo do viveiro para oferecer mais oxigênio até a superfície.

 

Agora que falamos um pouco sobre a atuação do aerador para tanque de camarão, veremos como se dá seu desempenho no controle da mancha branca em viveiros.

 

MANCHA BRANCA: COMO UM AERADOR PARA TANQUE DE CAMARÃO ATUA PARA PREVENIR A DOENÇA

 

Quando se trata da mancha branca, é importante conhecer seus sintomas. Um dos primeiros é a redução repentina no consumo alimentar do camarão, além de sua locomoção mais lenta. Seu corpo passa a apresentar uma coloração rosada e sua carapaça fica solta e mole. Sob o exoesqueleto do animal, pode-se observar calcificações brancas de 0,5 a 2 mm e seu leque caudal fica avermelhado. De 3 a 5 dias após o início dos sintomas, a mortalidade pode chegar a 100% do viveiro. Constatando-se os sintomas, é necessário agir rápido.

 

A desinfecção e filtragem da água, o revestimento do solo e o fim da renovação da água no circuito são algumas das primeiras medidas. Ajustar a temperatura, o pH e a salinidade da água, utilizar estufas para evitar a contaminação por aves, fazer o tratamento da matéria orgânica com o auxílio de probióticos, optar por boas práticas de manejo e investir em um aerador para tanque de camarão são as medidas sequenciais, que ajudarão a reduzir o estresse dos camarões e a proliferação da doença.

 

O aerador para tanque de camarão atuará na transferência de oxigênio e na movimentação da água, o que proporcionará melhores condições para o desenvolvimento dos crustáceos. Com ele, será possível acrescentar um maior número de animais no mesmo viveiro, sem que haja falta de oxigênio para o crescimento deles.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra