2020 • Aeração

Aerador para criação de peixe: escolha do equipamento dependerá da densidade dos tanques

Quanto maior a densidade de um tanque, maior a necessidade de um aerador para criação de peixe. Por isso, antes de adquirir um equipamento que exerça essa atividade, é válido considerar os objetivos a serem alcançados com a piscicultura.

 

Um aerador para criação de peixe deve atender tanto à capacidade de aumentar a oxigenação dentro dos viveiros, quanto a agitação da água, uma forma de prevenir a concentração de matéria orgânica que pode ser prejudicial aos peixes.

 

O tempo diário de atuação de um aerador para criação de peixe será estabelecido conforme os níveis de oxigênio encontrados no tanque. Em produções que trabalham com a troca de água, a demanda por ar tende a ser menor, já que a água nova chega com níveis de oxigênio maiores, ainda não consumidos pelos peixes. Mas fazer a troca da água como método para melhorar a aeração traz riscos, já que ela pode chegar contaminada por vírus ou doenças que prejudicarão o desenvolvimento dos peixes.

 

Outro problema é que a troca de água somente pode ser feita com custo-benefício em regiões onde esse bem se encontre em abundância, o que não é realidade em muitos lugares do Brasil, principalmente após a crise hídrica que assolou muitas regiões.

 

Quando se trata de produção em alta densidade, o aerador para criação de peixe deve funcionar 24 horas por dia de forma que o nível de oxigenação da água mantenha-se estável em qualquer período do dia.

 

Para se obter o melhor desempenho do aerador para criação de peixe, deve-se fazer uma pesquisa para encontrar o modelo mais adequado de soprador de ar, equipamento que será responsável por levar o oxigênio até o tanque. A seguir, falaremos melhor sobre a difusão de ar por meio de mangueiras porosas.

 

AERADOR PARA CRIAÇÃO DE PEIXE COM MANGUEIRAS POROSAS OFERECE MAIOR OXIGENAÇÃO AOS VIVEIROS

 

Um sistema de difusão de ar composto por mangueiras porosas destaca-se como uma das principais opções para melhorar a transferência de oxigênio dentro de tanques de peixes. Elas podem ser utilizadas em diferentes formatos, compondo equipamentos distintos, mas, por agir por meio de pequenas bolhas de ar, que se pulverizam dentro do viveiro, apresentam um desempenho bastante superior ao de aeradores mecânicos que ficam na parte da superfície da água.

 

Para se obter o melhor resultado com o aerador para criação de peixe composto por mangueiras POROSAS, é vital fazer o dimensionamento correto da metragem a ser utilizada e do modelo de soprador, com o auxílio de um técnico especializado nesta área. Isso determinará diretamente o resultado obtido com o equipamento.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra