2020 • Aeração

Aeração em tanques de piscicultura é a opção para aumentar a densidade de peixes

A aeração em tanques de piscicultura tem trazido excelentes resultados para produtores. Um dos mais importantes é o de permitir que os peixes se desenvolvam de forma mais veloz, graças aos maiores níveis de oxigênio na água. Outro benefício é que, quando a água tem mais oxigenação, os peixes se alimentam melhor e ficam menos susceptíveis a doenças.

 

Existem diferentes modelos de equipamentos voltados à aeração em tanques de piscicultura. As mangueiras porosas Aquadrop Air são a opção mais inteligente para seus viveiros, já que atuam com baixa pressão (o que reduz o consumo de energia elétrica dos sopradores) e proporcionam altas taxas de incorporação de oxigênio.

 

Esse tipo de equipamento pode ser utilizado nas mais variadas situações, dentro de diferentes modelos de tanques, como circulares e retangulares, escavados ou revestidos com geomembrana. A orientação é que o sistema seja ligado a um soprador e instalado no fundo do viveiro, de forma que proporcione maior troca de oxigênio com a água.

 

Os produtores de aquaponia e hidroponia também podem se beneficiar do sistema. A seguir, falaremos mais a respeito da aeração em tanques de piscicultura com cultivo de plantas.

 

COMO INSTALAR UM SISTEMA DE AERAÇÃO EM TANQUES DE PISCICULTURA COM PLANTAS

 

O controle de viveiros de aquaponia exige alto conhecimento técnico dos produtores. Por demandar habilidade para a criação de peixes e noções de agricultura para o cultivo de hortaliças, o sistema tem sido uma opção escolhida somente por alguns produtores, porém, trata-se de um mercado em expansão, já que se encaixa na premissa de agricultura urbana e, ainda que em pequena escala, pode ser montado no quintal de casa, para abastecer as comunidades vizinhas.

 

Acrescentar um sistema que movimente a água e garanta maior oxigenação será um recurso bastante satisfatório para melhorar a aeração em tanques de piscicultura com cultivo de plantas. Em caixas pequenas, o equipamento pode ser montado com mangueiras presas a uma base, com seus pedaços compondo o formato de pétalas de flores.

 

O ar sairá do soprador e será levado até o sistema de aeração em tanques de piscicultura por meio de uma mangueira flexível, que deverá ser o mais espessa possível para evitar a perda de carga no trajeto. Após isso, o ar sairá através dos poros da mangueira de aeração, formando microbolhas que ficarão em contato com a água e, desta forma, trocarão oxigênio com ela.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra