2020 • Aeração

Aeração de tanques de peixes permite manter criação em maior densidade

Há inúmeros sistemas de aeração de tanques de peixes disponíveis no mercado. Os compostos pelas mangueiras porosas Aquadrop Air destacam-se por oferecerem resultados mais eficazes na incorporação de oxigênio e na movimentação da água, proporcionando um ambiente completamente adequado para a criação destes animais.

 

Outra vantagem da aeração de tanques de peixes é que, quando a água apresenta níveis mais elevados de oxigenação, o desenvolvimento dos animais se dá de forma mais rápida, incentivando uma melhor alimentação e um crescimento mais rápido.

 

Por serem montados em diferentes formas, como em linhas no fundo do tanque, em formatos de círculos, quadrados ou de retângulos e atenderem a diversas estruturas de tanques, como escavados e revestidos, os sistemas de aeração de tanques de peixes com mangueiras porosas oferecem uma solução prática aos viveiros e proporcionam economia no consumo de energia, já que funcionam acoplados a um soprador com baixa pressão.

 

Dentro de viveiros de aquaponia, o sistema de aeração de tanques de peixes atuará com excelente desempenho, já que melhorará as condições da água que servirá para o desenvolvimento dos peixes após seus nutrientes serem aproveitados pelas plantas.

 

Nestes casos, a principal dica é montar um sistema após orientação técnica, dada a complexidade de se combinar a manutenção de plantas e peixes.

 

PLANEJANDO A INSTALAÇÃO DE UM SISTEMA DE AERAÇÃO DE TANQUES DE PEIXES EM AQUAPONIA

 

O segmento de aquaponia é relativamente novo no Brasil. Contudo, destaca-se por possibilitar rentabilidade e duas frentes comerciais aos produtores. Mas é preciso que ambas se desenvolvam com equilíbrio.

 

Por isso, na hora de planejar a estrutura do tanque que manterá plantas e peixes consorciados, um passo importante será dimensionar a quantidade de oxigênio necessária para o bom desenvolvimento das espécies. Uma vez determinada essa quantia, chegará a etapa de escolha do sistema de aeração e do soprador a ser utilizado. O projeto de montagem também será fundamental para que o oxigênio oferecido atenda à demanda de plantas e peixes.

 

No caso do sistema aeração de tanques de peixes Aquadrop Air, o ar será transferido à água por meio da porosidade das mangueiras, que formarão microbolhas. Estas, por sua vez, estarão em contato direto com a água e farão a troca de oxigênio com ela. Por ficarem no fundo do viveiro, as mangueiras movimentarão a água e não necessitarão de grande força energética para atuarem. O ideal é que o sistema fique ligado 24 horas por dia.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra