2020 • Aeração

Aeração Aquicultura: os desafios para manter tanques de peixes e camarões em alta densidade

A aeração carcinicultura é um dos recursos fundamentais para a produção de camarões em larga escala. Por atuar na pulverização de oxigênio dentro dos tanques, ela permite que os animais se desenvolvam melhor, se alimentem mais e fiquem mais fortes e menos vulneráveis a doenças, como a mancha branca, que em 2016 assolou do Nordeste brasileiro, principal região produtora de crustáceos no país.

 

Investir em um equipamento de aeração carcinicultura não é benéfico apenas no sentido de proteger os viveiros contra as doenças. É também uma opção valiosa para quem deseja aumentar o número de camarões produzidos dentro de um mesmo tanque. Dada à grande concorrência do setor, cultivar em alta densidade revela-se uma medida inteligente em nome da manutenção neste segmento.

 

Mas, para se chegar a ela, também são necessários outros investimentos, como a montagem de um sistema completo de produção em bioflocos (BFT), cuja função principal é dar suporte à criação de camarões sem que haja a renovação da água.

 

Os bioflocos, compostos por dezenas de microrganismos, além de atuarem na qualidade da água dos viveiros, também são aproveitados como alimento pelo camarão, principalmente quando há aeração carcinicultura, que atua na movimentação da água. Quando o cultivo é feito por bioflocos, o número de camarões por metro quadrado pode chegar a 120, ou seja, pode ser até cinco vezes maior em relação ao cultivo em sistema convencional, que é de 20 a 30 por m².

 

Os sistemas que exercem a função de aeração carcinicultura são diversos. Existem os aeradores de pá e chafariz, que são compostos por motores e devem ser implantados na superfície dos viveiros. Eles atuam na movimentação da água e na transferência de oxigênio, mas apresentam desvantagens, como o alto custo energético e a baixa incorporação de oxigênio na água, principalmente quando comparados aos difusores de ar por bolhas finas. Confira abaixo mais informações sobre os aparelhos que atuam na aeração carcinicultura com esta função.

 

Equipamentos de atuam com produção de microbolhas na aeração carcinicultura

 

Os aeradores que funcionam com a transferência de ar por finas bolhas apresentam-se como uma solução segura para melhorar a incorporação de oxigênio dentro de tanques. Quando se faz aeração carcinicultura através de mangueiras porosas, obtêm-se alta produção de oxigênio com baixo custo.

 

Isso ocorre porque a chegada do ar é feita por meio de sopradores, que atuam sob baixa pressão, já que as mangueiras têm paredes porosas por onde o oxigênio sai com bastante facilidade. Com mais oxigênio, o sistema de aeração carcinicultura com bioflocos traz resultados ainda melhores e mais funcionais.

 

Para saber mais sobre aeração carcinicultura

 

Ligue para 19 3454-7445 ou clique aqui e entre em contato por email.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra