2020 • Aeração

Sistema de Aeração para Piscicultura é solução para ampliar a presença de oxigênio.

A rotina de um produtor de peixes envolve uma série de manejos e cuidados para se preservar a sua criação. Seguir à risca os horários de alimentação, observar a temperatura da água, atentar-se para mudanças nos hábitos dos peixes e para a presença de vírus são algumas das funções.

 

Para os tanques de alta produtividade, a preocupação é ainda maior, já que os níveis de oxigênio podem cair sobremaneira e inesperadamente. Quem produz nestas condições tem melhor desempenho ao contar com um sistema de aeração para piscicultura, cuja finalidade é transferir níveis mais elevados de ar para dentro dos tanques de forma artificial, ou seja, por meio de sopradores de ar.

 

Além de difundir maior quantidade de oxigênio, o sistema de aeração para piscicultura precisa ser capaz de movimentar a água do viveiro para evitar a concentração de matéria orgânica que, quando presente em alta concentração, pode ser tóxica para os peixes.

 

Determinar quantas horas por dia o sistema de aeração para piscicultura funcionará também é uma das tarefas do produtor de peixes. Se houver a substituição diária da água do viveiro, a necessidade de aeração artificial reduzirá, já que a renovação da água aumentará a incidência de oxigênio. Quando se opta por esse método, porém, é preciso atenção quanto à fonte de origem dela, já que pode conter doenças que afetarão o desenvolvimento das espécies cultivadas.

 

Para os produtores que optam por manter seus tanques em densidades elevadas, recomenda-se que o sistema de aeração para piscicultura funcione diuturnamente, sem interrupções. Para tanto, é importante manter um gerador para dar suporte à aeração diante de um eventual pico de energia elétrica. A classificação de densidade elevada variará conforme o tipo de tanque e de cultivo escolhido.

 

Um tipo de sistema de aeração para piscicultura que se revela bastante funcional é o composto por mangueiras porosas. A seguir, falaremos melhor a respeito deste difusor.

 

Sistema de Aeração para Piscicultura à base de mangueiras porosas

 

Por possuírem paredes completamente porosas, por onde o ar sai de forma facilitada, o sistema de aeração para piscicultura composto por mangueiras porosas é vantajoso. Destacamos alguns benefícios:

 

Facilidade de manutenção: a limpeza das mangueiras pode ser realizada com uma solução produzida com água e cloro. Basta retirar o aerador do tanque nos períodos de despesca e deixá-lo nesta solução por 24 horas. Toda a matéria orgânica acumulada nas paredes da mangueira se dissipará;

 

Equipamento prático: é possível montar uma estrutura de fácil manuseio com as mangueiras, envolta em uma grade de pvc ou mesmo em linhas presas ao fundo do viveiro, de forma que seja possível retirá-la sempre que necessário, sem demandar grande esforço por parte da força de trabalho.

 

A definição da metragem de mangueiras está condicionada à densidade do tanque, bem como às suas dimensões e profundidade.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra