2020 • Aeração

Sistema de aeração para piscicultura é solução para ampliar a presença de oxigênio

O sistema de aeração por ar difuso é considerado o que apresenta os melhores benefícios para os tanques que demandam a complementação de oxigênio por meio mecânico. Os equipamentos que dispõem desta função têm em comum uma superfície repleta de porosidade, por onde o ar é expelido sob o formato de bolhas finas, que levam um longo percurso até chegarem ao topo do viveiro e, desta maneira, trocam uma grande quantidade de ar com a água.

 

Os resultados obtidos com discos, membranas e mangueiras são semelhantes, já que os três produtos formam minúsculas bolhas em sua atuação como sistema de aeração por ar difuso. Todos também se destacam por sua longa vida útil de atuação, sendo considerados um investimento com resultados a curto e longo prazo.

 

Há, porém, algumas características que diferenciam os materiais. Os discos, por seu formato circular, oferecem menor superfície de contato com a água quando funcionam como sistema de aeração por ar difuso e precisam ser instalados em maior número para se equipararem às membranas e mangueiras. Seu custo elevado, no entanto, inviabiliza a utilização, principalmente em pequenas fazendas de produção.

 

As membranas, embora tenham a mesma capacidade abrangente de superfície de contato, podem ser danificadas com o passar do tempo e virem a produzir bolhas em tamanhos maiores, prejudicando a incorporação de oxigênio.

 

Quando se leva esses fatores em consideração, observa-se que as mangueiras porosas são a melhor opção como sistema de aeração por ar difuso dentro de viveiros. Apresentaremos mais detalhes a seguir.

 

Vantagens do sistema de Aeração por ar difuso composto por mangueiras porosas.

 

A superfície porosa, sua flexibilidade, que permite a montagem de um vasto número de aparelhos de aeração e também seus preços acessíveis são alguns dos benefícios das mangueiras porosas quando utilizadas como sistema de aeração por ar difuso. Elas também apresentam vantagens que impactarão positivamente na rotina dos produtores, quais sejam:

 

– Praticidade de montagem;

– Diversidade de equipamentos possíveis;

– Facilidade de limpeza e manutenção, que pode ser feita com água e cloro;

– Alta incorporação de oxigênio;

– Grande agitação da água.

 

Para estabelecer qual modelo de equipamento e quantos metros de mangueira a serem usados para a montagem de um sistema de aeração por ar difuso, o produtor deve considerar o tamanho do tanque, sua densidade e também a que profundidade do solo o aerador será instalado.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra