2020 • Aeração

Sistema de Aeração da água: seu uso e suas principais funções

Para que serve um sistema de aeração da água? Destinado tanto a projetos de tratamento de efluentes quanto a tanques de peixes, camarões e lagos ornamentais, ele tem como principal função potencializar os níveis de oxigênio presentes na água e transformar tanques e reservatórios em ambientes mais seguros para o cultivo.

 

Sua presença é particularmente importante nos chamados viveiros de bioflocos, os quais possuem uma gama de microrganismos com o objetivo de consumir os compostos nitrogenados da água, evitando a formação de zonas mortas e de grande concentração de matéria orgânica, que podem ser letais aos peixes e camarões, se estiverem presentes em alta concentração.

 

Nestes ambientes, o sistema de aeração da água levará oxigênio para ser consumido pelas bactérias e também para a sobrevivência das espécies cultivadas, fazendo com que seja possível criar mais peixes ou camarões no mesmo tanque.

 

No segmento do camarão, os resultados obtidos com o sistema de aeração da água são ainda mais impressionantes. É possível ampliar em pelo menos cinco vezes a densidade por metro quadrado sem comprometer o desenvolvimento do crustáceo. Mas, para se conseguir esse resultado, também se faz necessário investir em outras frentes, principalmente no controle das doenças originárias da alta produtividade de viveiros. Entre as medidas protetivas, estão:

 

Instalação de estufas: protegerão os animais da contaminação por doenças trazidas pelas aves
Recirculação da água de cultivo: além da economia no consumo deste bem, protegerá o viveiro da entrada de água contaminada;
Manutenção da temperatura: condição fundamental para a sobrevivência do camarão, deve ser combinada ao sistema de aeração da água para garantir a biossegurança em viveiros de alta densidade.

 

Sistema de Aeração da água em atuação no tratamento de efluentes

 

Também é possível utilizar o sistema de aeração da água para levar oxigênio em reservatórios de tratamento de efluentes industriais e residenciais. Um difusor de grande desempenho neste segmento são mangueiras porosas, que permitem dissolver o ar dentro dos viveiros por meio de suas paredes repletas de porosidade.

 

Como as principais demandas deste setor são a profusão de oxigênio para dissolver a matéria orgânica, a eliminação do odor e a redução da DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) – indicadora do quão poluente está o resíduo – é possível obter bom resultado com esse sistema de aeração da água, já que as mangueiras são capazes de incorporar de 5,5 a 6,5 mg de ar por litro, uma demanda bastante satisfatória neste tipo de reservatório.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra