2020 • Aeração

Oxigenação para piscicultura aumenta produtividade dos viveiros

A oxigenação para piscicultura pode ser obtida pela simples troca de água dentro dos viveiros. Contudo, em níveis elevados, necessários para a criação de peixes em alta densidade, só se pode obter com o auxílio de um dispositivo de aeração.

 

Existem muitos sistemas que podem ser usados com essa finalidade. Entre os disponíveis estão os fabricados com as mangueiras porosas Aquadrop Air, que possuem microporos por onde o ar passa e sai em forma de microbolhas. Sua apresentação se dá em forma de estruturas circulares, retangulares, em formato de estrela, pétalas e na vertical, com a vantagem de melhorarem a oxigenação para piscicultura em diferentes tipos de tanques – elevados, tanques-rede e compostos por lona ou geomembrana.

 

A aeração dentro dos viveiros traz benefícios que vão além da incorporação de oxigênio: ela reduz a matéria orgânica que se deposita com o passar do tempo no fundo do viveiro e também aumenta a movimentação da água fazendo com que o oxigênio se apresente em níveis semelhantes, tanto na superfície, quanto nos pontos mais profundos do tanque.

 

A oxigenação para piscicultura também é importante em tanques de aquaponia, cuja função é consorciar a produção de peixes e plantas com a mesma água e nutrientes. Dentro deles é possível utilizar os aeradores com os mesmos objetivos. Para se chegar à quantidade de ar necessária para cada viveiro é preciso fazer um dimensionamento que deverá levar alguns fatores em consideração. Falaremos melhor sobre oxigenação para piscicultura abaixo.

 

Oxigenação de água para peixes com mangueiras porosas de aeração

 

Para se determinar a quantia ideal para se fazer a oxigenação para piscicultura é preciso, em primeiro lugar, saber as dimensões do tanque e a densidade de peixes que serão criados. Essas informações vão balizar as características do soprador a ser usado e a quantidade de difusores de ar a serem instalados.

 

No caso das mangueiras porosas Aquadrop Air, o cálculo da vazão deve ser feito considerando a transferência de 9 a 10m³ de ar por metro por hora. Já o cálculo do soprador variará conforme os modelos disponíveis no mercado.

 

A localização dos sopradores deve ser a mais próxima possível dos tanques. Já a instalação dos difusores de ar para oxigenação de piscicultura deve ser feita de forma que fiquem o mais profundas possível dentro dos tanques, para que o ar demore até chegar à superfície e assim fique mais tempo em contato com a água.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra