2020 • Aeração

Mangueiras Porosas são soluções adequadas para viveiros que carecem de aeração

O mercado de produção de pescados vem crescendo no mundo todo. No Brasil, não é diferente. Graças ao crescimento da produção e à rentabilidade do setor, é cada vez maior o número de produtores que atuam neste segmento ou que buscam inovação e tecnologia para ampliar seu cultivo.

 

Um dos atributos mais importantes para quem deseja aumentar a criação de peixes é inserir um sistema de aeração de águas. Viveiros que dispõem de aeração tornam-se mais preparados para receber uma maior quantidade de peixes em condições adequadas para se desenvolverem.

 

As mangueiras porosas são excelentes produtos com a finalidade de aerar tanques. Conhecidas por serem difusores de ar com grande desempenho e que permitem a saída do oxigênio com bastante facilidade, as mangueiras porosas atuam na formação de microbolhas advindas do ar extraído de um soprador. São essas microbolhas que, em contato direto com a água, vão comutar com ela e transferir o oxigênio ao viveiro.

 

Só é possível manter viveiros em alta densidade com segurança quando o ambiente contém uma taxa de incorporação mínima de 5 mg de oxigênio por litro. Com as mangueiras porosas será possível até mesmo fazer com que essa taxa suba e se aproxime dos 7 mg.

 

Um viveiro com mais peixes traz grandes benefícios aos produtores, sobretudo a possibilidade de competir com mais força no mercado. Para isso, contudo, é importante que o ambiente esteja salubre e em plenas condições de permitirem que os peixes se desenvolvam.

 

COMO UTILIZAR UM SISTEMA DE AERAÇÃO COM MANGUEIRAS POROSAS

 

Uma grelha com diversas linhas, um sistema composto por uma conexão com seis saídas, que possibilite seis linhas, compondo uma espécie de estrela ou três “pétalas”: esses são apenas alguns tipos de equipamentos de aeração que podem ser montados com mangueiras porosas.

 

Em tanques escavados, é possível instalar um aerador que mantenha as mangueiras porosas na vertical, evitando que elas fiquem em contato com a terra. Em todos os casos, o desempenho do viveiro será bastante superior se comparado aos que não dispõem de aeração.

 

Na hora de dimensionar a quantidade de mangueiras porosas a serem usadas, deve-se levar em consideração as dimensões do viveiro, sua profundidade e o número de peixes a serem cultivados. Desta forma, o cálculo será mais efetivo e os resultados, melhores.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra