2020 • Aeração

Mangueira Difusora: maior profusão de oxigênio em viveiros

A maior incidência de oxigênio dentro de tanques de produção de peixes e camarões pode ser obtida com a aeração de águas por meio de uma mangueira difusora. O sistema permite ampliar o número de animais dentro de um mesmo tanque por proporcionar mais ar e grande agitação da água.

 

Completamente porosa, com flexibilidade para montar sistemas circulares, retangulares, em formato de estrela ou pétalas, a mangueira difusora Aquadrop Air, fabricada no Brasil com exclusividade pela Aquadrop, é um condutor de ótima funcionalidade, quando se deseja fazer a aeração de uma área.

 

Produzida com borracha, a mangueira difusora Aquadrop Air é composta por uma parede repleta de pequenos poros, por onde o ar sai em forma de microbolhas. Para expelir o oxigênio, ela deve ser acoplada a um soprador, equipamento que possui grande vazão de ar e demanda baixa pressão para funcionar, sem necessitar de alto consumo de energia elétrica. Desta forma, ela amplia os níveis de oxigênio dentro de tanques de peixes e camarões, aquários, lagos ornamentais, berçários e viveiros de camarões e áreas de saneamento ambiental.

 

Ao ser instalada, a mangueira difusora poderá funcionar 24 horas por dia ou ficar em projetos cuja aeração seja intermitente. Nesta segunda hipótese, é importante que haja uma limpeza esporádica do produto, que pode ser feita com um banho em água e cloro, substâncias que eliminarão a camada de matéria orgânica que eventualmente se depositar na mangueira difusora.

 

Em tanques de terra, a limpeza deve ocorrer diariamente. Para isso, basta levar a mangueira difusora até a superfície, retirá-la do tanque e colocá-la neste banho, onde deverá permanecer o máximo possível de tempo. Depois, é só instalar o sistema novamente e levar a mangueira difusora para o fundo do tanque.

 

COMO DEFINIR A METRAGEM DA MANGUEIRA DIFUSORA PARA O SEU PROJETO

 

O cálculo do número de metros a serem utilizados da mangueira difusora deve ser realizado tomando-se como base o tamanho do tanque onde ela será instalada, a profundidade e a densidade de peixes ou camarões que serão cultivados. Essas informações também deverão reger a escolha do soprador a ser utilizado para levar o ar até o sistema de aeração. Esse dimensionamento é fundamental para que o projeto receba os níveis de ar desejados.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra