2020 • Aeração

Aeração Aquicultura: os desafios para manter tanques de peixes e camarões em alta densidade

A produção de peixes e camarões em alta densidade é uma realidade cada vez mais frequente no Brasil. O número de produtores que têm migrado da produção pecuária convencional (carnes, aves e suínos) para a de peixes explica-se por alguns fatores, como o tempo de produção e venda da carne até três vezes mais rápido, a facilidade de cultivo e a capacidade de adensamento dos peixes – um hectare contemplará um número infinitamente maior de peixes do que de gado.

 

O segmento do camarão, embora ainda restrito a algumas regiões do país, como o Nordeste, traz as mesmas vantagens, quando comparado à produção de gados, por exemplo. Apesar de ser mais oneroso do que a produção de peixes, o cultivo de crustáceos revela-se uma atividade extremamente rentável, quando elaborada respeitando-se todas as etapas.

 

Neste sentido, destaca-se a aeração aquicultura. Quando se produz peixes e camarões em alta densidade, a rentabilidade atinge proporções muito superiores, mas esse tipo de produção só é possível quando se faz uso de um sistema de aeração aquicultura.

 

Outra vantagem de se utilizar um sistema de aeração aquicultura dentro deste segmento é evitar a circulação de doenças, como a temida mancha branca, originária da Ásia e que se alastrou pelos estados do Nordeste em 2016. A contaminação de viveiros prejudicou inúmeros produtores, que se viram forçados a fazer novos investimentos para prosseguirem no setor. A seguir, apresentaremos mais funções deste processo.

 

Benefícios da aeração aquicultura na produção de peixes e camarões

 

Listamos as três principais vantagens da aeração aquicultura em viveiros. Elas são cruciais para se driblar os desafios enfrentados pelos produtores que desejam se desenvolver neste ramo de atuação:

 

Incorporação de oxigênio: a aeração aquicultura eleva sobremaneira a presença de oxigênio dentro da água. Tomando-se como base a atuação de mangueiras porosas, como as da linha Aquadrop Air, o rendimento obtido pode ser de 5,5 a 6,5 mg de ar por litro de água, encontrado de forma coesa dentro do reservatório.

 

Quando não existe um sistema de aeração aquicultura, os níveis de oxigênio podem chegar a zero, principalmente no fundo do viveiro; Movimentação da água: a aeração aquicultura executa outra função importante, que é movimentar a água de fundo do viveiro, evitando o acúmulo de matéria orgânica, que pode ser letal aos seres vivos presentes nele;

 

Redução do odor: com um equipamento de aeração aquicultura, a presença do mau cheiro no viveiro é reduzida, já que existe menor concentração das impurezas. Para melhor resultado, um sistema de filtragem também deve ser utilizado para inibir esse efeito dentro dos tanques.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra