2020 • Aeração

Aerador para carcinicultura promove a manutenção da biossegurança em viveiros

A aeração dentro dos viveiros de camarão proporciona grandes vantagens aos produtores. Por aumentar a quantidade de oxigênio e evitar o acúmulo de matéria orgânica dentro dos tanques, ela exerce uma função importante para ampliar o crescimento dos camarões, já que promove um ambiente mais saudável aos animais e evita o estresse dentro dos viveiros.

 

Produtores que já tiveram problemas com a proliferação da mancha branca devem ficar atentos a isso. Dispor de um aerador para carcinicultura é uma decisão acertada, já que esse tipo de equipamento evitará os problemas da produção em alta densidade, que potencializam a chegada da moléstia.

 

A doença, que trouxe reflexos negativos aos produtores do Nordeste em 2016, possui sintomas graves e pode matar todos os camarões de um viveiro em poucos dias. Um aerador para carcinicultura é um dos principais recursos no combate à sua manifestação.

 

Uma vez manifestada, a doença da mancha branca é letal. Por isso, antes de iniciar a produção, é necessário promover medidas de segurança que inibirão a sua chegada. Entre os recursos disponíveis estão o controle da temperatura e filtragem da água, o processo de recirculação, a instalação de estufas, que evitarão a contaminação por aves, a implantação de barreiras físicas, o tratamento da matéria orgânica, o manejo adequado e a limpeza periódica de equipamentos utilizados na produção.

 

SINTOMAS DA MANCHA BRANCA E A AÇÃO DO AERADOR PARA CARCINICULTURA DENTRO DOS VIVEIROS

 

Os sintomas da mancha branca são inúmeros. Ao notar uma mudança súbita no apetite do animal, fique atento. Os camarões contaminados também alteram sua movimentação, que se torna mais lenta e próxima da superfície. Em seu corpo, aparecem pequenas manchas brancas, que variam de 0,5 a 2mm. Outras mudanças estão em seu leque caudal, que se apresenta com coloração avermelhada e sua carapaça, que fica mole e vai se soltando. A atuação da doença é rápida: em poucos dias pode provocar a mortalidade total do viveiro.

 

O aerador para carcinicultura é um equipamento eficaz dentro da gama de recursos disponíveis para evitar o surgimento da doença. Ele leva mais oxigênio para água e faz com que mais animais o recebam, eliminando uma das causas da doença: o alto nível de estresse dentro dos tanques.

 

Na hora de escolher o modelo do aerador para carcinicultura, opte por aqueles compostos por mangueiras porosas. A linha de equipamentos da Aquadrop oferece excelentes resultados aos produtores, com uma taxa de incorporação entre 5,5 a 6,5 mg/l de oxigênio e capacidade de grande movimentação da água. Por dissolverem o oxigênio através de seus minúsculos poros, o aerador para carcinicultura composto por mangueiras da Aquadrop proporciona uma troca de ar maior com a água e gera um processo de agitação da água, que distribui melhor a oxigenação nos viveiros.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra