2020 • Aeração

Aerador para Piscicultura: amplie a quantidade de ar dentro de viveiros de peixes

A piscicultura é um mercado em crescimento no Brasil. Somente em 2015 foram produzidas aproximadamente 483 mil toneladas de peixes, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), número 1,5% maior do que 2014. Antes mais restrita a estados como Rondônia e Paraná, hoje a produção está presente em todo o Brasil e cada vez mais migrando para sistemas de recirculação de água, que demandam o uso de um aerador para piscicultura.

 

Não é mais possível utilizar água desenfreadamente na produção de peixes. A grave crise hídrica registrada em 2014 e a necessidade de se aumentar a densidade de peixes dentro do mesmo viveiro potencializaram a disseminação do método de se criar peixes utilizando a mesma água do começo ao fim da produção.

 

Para obter êxito nesta técnica, é fundamental dispor de um aerador para piscicultura, equipamento que aumentará a incorporação de oxigênio dentro dos tanques, graças à introdução de ar proporcionada por um soprador e por um equipamento de difusão, que deverá ficar no fundo do tanque.

 

Com um aerador para piscicultura, a movimentação da água será muito maior e o oxigênio será incorporado tanto nas partes de cima quanto no fundo do viveiro. Com as mangueiras de aeração Aquadrop Air M25, a vazão de ar será de pelo menos 9 a 10m³ por metro/hora, com incorporação de 5,5 a 6,5 mg/l, taxas altamente eficazes para a produção em altas densidades de peixes.

 

COMO INSTALAR UM AERADOR PARA PISCICULTURA DENTRO DOS TANQUES

 

Quanto mais profundo o sistema de aeração ficar dentro do viveiro, maior será a troca de oxigênio com a água. Mas, para se chegar à quantidade exata de mangueiras para cada viveiro, é necessário conhecer a demanda de ar do tanque onde elas serão instaladas, que variará conforme o tamanho do viveiro e o número de peixes a serem criados no local.

 

Tendo esses dados em mãos, será possível estabelecer o modelo de soprador a ser utilizado e sua vazão. O ideal é que ele fique próximo ao tanque, para evitar a perda de carga até chegar ao aerador para piscicultura. Utilizar conexões de pelo menos duas polegadas da saída do soprador até o equipamento de aeração fará com que o ar chegue com maior intensidade ao viveiro.

 

É possível encontrar o aerador para piscicultura em diferentes modelos, como em formato de estrela, pétalas, grelhas ou ainda com as mangueiras na vertical. O importante é que eles sejam bem distribuídos dentro dos viveiros, afinal, um aerador para piscicultura deverá atender a todos os peixes presentes no local.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra