2020 • Aeração

Difusores de ar para piscicultura espalham oxigênio pelo tanque e evitam acúmulo de matéria orgânica

Espalhar oxigênio dentro de um tanque de produção de peixes é uma necessidade crescente devido ao número de produtores que fazem a criação em alta densidade. Os difusores de ar para piscicultura são recursos precisos nesta tarefa: aumentam consideravelmente os níveis de oxigênio em uma área sem demandar alto consumo energético.

 

Um problema que preocupa produtores de peixes acontece quando há grande concentração de restos de ração, fezes e folhas dentro do tanque. Com o passar do tempo, essa matéria orgânica vai se concentrando no fundo do viveiro e torna-se cada vez mais difícil de se eliminar, a não ser com o auxílio dos difusores de ar para piscicultura.

 

Instalados nos pontos mais fundos do tanque, os difusores de ar para piscicultura atuam através da transferência de microbolhas de ar – são elas que trocarão oxigênio até chegarem à superfície.

 

A potência do soprador deverá ser proporcional à profundidade do viveiro. O equipamento que sopra ar deve ter força suficiente para vencer a coluna d’água, de forma que os difusores de ar para piscicultura atuem com 100% de seu potencial.

 

MANGUEIRAS POROSAS ATUAM COMO DIFUSORES DE AR PARA PISCICULTURA

 

Uma das opções com melhor rendimento para atuar como difusores de ar para piscicultura são as mangueiras porosas. Produzidas no Brasil, as mangueiras da linha Aquadrop Air destacam-se pela durabilidade, flexibilidade e alta capacidade de transferência de oxigênio. Acopladas a um soprador, elas transferem minúsculas bolhas que fazem um caminho longo até chegar a superfície, o que potencializa os níveis de incorporação de ar dentro do viveiro.

 

A linha de mangueiras porosas Aquadrop Air contempla três modelos:
M25: mangueira com 1 polegada externa e 1/2 polegada interna – vazão de 9 a 10m³ de ar por metro por hora;
M37: mangueira com 1 1/2 polegada externa e 1 polegada interna – vazão de 11 a 13m³ de ar por metro por hora;
M50: mangueira com 2 polegadas externas e 1 1/2 polegada interna – vazão de 14 a 16m³ de ar por metro por hora.
A definição do modelo ideal de mangueiras a serem utilizadas como difusores de ar para piscicultura dependerá das características do tanque e dos objetivos do produtor, mas as três opções exercerão a mesma função, que é a transferência uniforme de oxigênio dentro do viveiro.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra