2020 • Aeração

Difusores de ar para tratamento de esgoto são opção mais adequada para oxigenação

Considerados os mais eficientes para o processo de oxigenação de reservatórios de efluentes, os difusores de ar para tratamento de esgoto são equipamentos que atuam submersos na água e que trocam oxigênio com ela por meio de suas paredes porosas.

 

Essa é a forma de atuação das mangueiras porosas da linha Aquadrop Air, conceituadas como excelentes difusores de ar para tratamento de esgoto por permitirem a saída do oxigênio de forma bastante facilitada e com baixo consumo de energia elétrica.

 

Enquanto difusores de ar para tratamento de esgoto, as mangueiras atuam nos pontos mais profundos do reservatório e devem receber o oxigênio por um soprador de ar. Este, por sua vez, deve ser montado em uma área protegida do sol e da chuva, bem próxima ao tanque, de forma que o caminho até chegar aos difusores de ar para tratamento de esgoto seja breve.

 

Quando passa pelas paredes porosas dos difusores de ar para tratamento de esgoto, o oxigênio emitido pelo soprador sai em forma de microbolhas, que se dispersam na água e vão fazendo a troca de ar com ela. Uma vez incorporado à água, o oxigênio melhora a atuação das bactérias que fazem o tratamento da água no processo aeróbico, melhorando as condições da água e tornando-a novamente apta para retornar ao meio ambiente.

 

Os difusores de ar para tratamento de esgoto que contém mangueiras porosas podem ser acionados e mantidos em funcionamento durante 24 horas por dia, durante um longo período. Nos casos em que houver necessidade de limpeza, basta retirar o sistema do tanque e colocar as mangueiras em um banho com cloro, que eliminará o acúmulo de sujeira nas paredes da mangueira.

 

DIFUSORES DE AR PARA TRATAMENTO DE ESGOTO REDUZEM A MATÉRIA ORGÂNICA DOS RESERVATÓRIOS

 

Outra característica pertinente aos sistemas de aeração compostos por difusores de ar para tratamento de esgoto é a alta capacidade de espalhar a matéria orgânica dentro do viveiro, de forma que não gere zonas mortas (sem aeração) dentro deles.

 

Ao se utilizar esse tipo de sistema, a quantidade de oxigênio será uniforme dentro dos reservatórios, algo que poderá ser medido e acompanhado com a ajuda de um oxímetro. Os níveis de oxigênio dentro de reservatórios com difusores de ar para tratamento de esgoto compostos pelas mangueiras porosas da Aquadrop apresentam-se na média de 5,5 a 6,5 mg/L.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra