2020 • Aeração

Mangueira Porosa para piscicultura: difusão de ar e agitação da água

Foi-se o tempo em que o Brasil era conhecido apenas pela produção de carnes e frango. É cada vez maior o número de produtores que cultivam peixes e camarões, tanto que o segmento da aquicultura já consta no relatório anual de Produção da Pecuária Municipal (PPM), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Para aqueles que atuam neste mercado, aumentar a produção sem impactar em mais despesas é um dos grandes objetivos. Tanto que uma tendência é a produção em alta densidade, dentro de sistemas fechados, nos quais não se troca água.

 

Uma das formas de se produzir assim é utilizando um sistema de aeração composto por mangueira porosa para piscicultura. Elas atuam na transferência de oxigênio para os tanques, melhorando as condições para que os peixes se desenvolvam.

 

Na hora de se definir a espécie de peixe a ser cultivada, é importante observar a legislação, já que determinados estados só autorizam as espécies locais. Outro ponto importante está relacionado às condições climáticas da região e à concorrência. Apesar de não ser permitida em algumas regiões, a tilápia é hoje a espécie mais produzida no Brasil. Por ser mais rústica, ela se adequa a diferentes climas e ambientes.

 

O cultivo de tilápia ganha mais força quando combinado a uma mangueira porosa para piscicultura. Sabendo-se quantos quilos de peixe se deseja criar em uma mesma área, bem como as dimensões do tanque e sua profundidade, é possível estabelecer quantos metros utilizar da mangueira porosa para piscicultura e, assim, montar um sistema que atenderá um número muito superior de peixes, em comparação aos tanques sem aeração.

 

RESULTADOS OBTIDOS COM O USO DE MANGUEIRA POROSA PARA PISCICULTURA

 

As vantagens do sistema de aeração composto por mangueira porosa para piscicultura são grandes, principalmente para os tanques que não possuem os níveis necessários de oxigênio. Para se ter uma ideia, com o uso da mangueira porosa para piscicultura é possível manter a taxa de oxigênio na faixa de 5,5 a 6,5 mg por litro, condição ideal para o crescimento e desenvolvimento dos peixes, sem riscos de desenvolverem doenças.

 

Com a mangueira porosa para piscicultura, o ar é introduzido na água por meio de microbolhas: são elas que fazem com que o oxigênio se mantenha em maiores níveis dentro do viveiro. Outro benefício é a agitação da água, fazendo que a taxa de oxigênio fique estável, tanto na superfície quanto nos pontos mais profundos do viveiro.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra