2020 • Aeração

Oxigenação de água para peixes torna viveiros mais seguros para o cultivo

Produzir em alta densidade requer investimentos por parte dos produtores. Diferente dos sistemas onde se cultiva pouco, nos casos de maior condensação, a oxigenação de água para peixes é primordial para o sucesso do sistema.

 

Fazer com que a água se movimente e leve ar para o fundo do tanque em proporções semelhantes à superfície é uma das vantagens da oxigenação de água para peixes, que pode ser obtida com um equipamento de aeração submersível.

 

Esse tipo de equipamento deve ser instalado na parte debaixo do viveiro, local que costuma carecer de oxigênio pelo fato de ter pouco contato com o vento e com a troca de ar natural. No período do inverno, quando as temperaturas podem cair consideravelmente, os níveis de oxigênio no fundo de um viveiro podem zerar. Para evitar os transtornos de uma situação como essa – que, inclusive, pode ser letal – é importante investir desde o início em um sistema de oxigenação de água para peixes.

 

As vantagens deste aparelho contemplam o equilíbrio dos padrões de ar no fundo e superfície dos tanques, a maior agitação da água devido ao movimento constante e à força exercida pelo aparelho e o fim do acúmulo de matéria orgânica, que prejudica a qualidade da água e o desenvolvimento dos peixes.

 

A oxigenação de água para peixes pode ser conseguida através de diferentes sistemas de aeração. O método mais eficiente, dentre os disponíveis no mercado, é o que se vale de mangueiras porosas, conforme explicaremos em detalhes, abaixo.

 

Oxigenação de água para peixes com mangueiras porosas de aeração

 

Porosas, flexíveis e de fácil instalação. As mangueiras porosas de aeração de águas produzidas pela Aquadrop são absolutamente eficientes quando se objetiva aumentar a oxigenação de água para peixes. Ligadas a um soprador, elas farão a transferência do ar por meio de suas paredes, gerando a produção de minúsculas bolhas, que ficarão em contato direto com a água, aumentando a quantidade de oxigênio dentro do viveiro.

 

Quanto mais ao fundo as mangueiras estiverem, mais tempo demorará o percurso das bolhas até a superfície do tanque e, consequentemente, melhor será a oxigenação de água para peixes.

 

Um aspecto importante da montagem é deixar o soprador o mais próximo possível do tanque, de forma que o percurso do ar seja mínimo até chegar às mangueiras. Desta forma, evita-se a perda de carga no sistema de aeração e permite-se maior eficiência com a oxigenação de água para peixes.

Comentários

Deixei seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mangueira Porosa para Aquicultura é tudo igual?

Leia na íntegra

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Leia na íntegra